Durante o ano de 2021 e 2022, a equipe do ObservInfo esteve no Centro de Ensino Fundamental 05 de Brasília (CEF 05, 408 sul) para dar uma Oficina de Educação para a Mídia para duas turmas de 9º ano.

Foram realizados quatro módulos de voltados para a alfabetização midiática, sendo dois a cada dia:

1) Apresentação da Oficina e dos participantes,

2) Introdução à prática jornalística,

3) Bate-papo com um jornalista,

4) Fake news e combate à desinformação.

Antes da realização das oficinas, foi aplicado um questionário para entender as percepções dos estudantes sobre a cobertura jornalística e a questão da desinformação.

As perguntas serviram para mapear como é o relacionamento dos estudantes com a mídia, desde o dispositivo que acessam, as principais plataformas, os temas às conversas geradas com amigos, familiares. Também foram observadas as principais demandas e curiosidades da turma em torno do universo da imprensa.

Além de um membro da equipe do ObservInfo, um professor também acompanhou a turma.

Em 2022, o último módulo da oficina foi adaptado para um momento lúdico com os alunos, com a socialização do jogo Vamos aos Fatos, criado por estudantes da UnB e vencedor do prêmio Expocom 2022, com o intuito de desenvolver uma aprendizagem dos estudantes acerca da difusão de desinformação cruzando motivos, tipos de conteúdos manipulados, potenciais divulgadores e meios de publicação. Também foi elaborada uma ficha de avaliação das oficinas com o intuito de avaliá-las.

As Oficina para estudantes da Educação Básica é um projeto pioneiro do ObservInfo e permanece, a partir das experiências, em contínuo aperfeiçoamento.