Uma das atividades realizadas pelo ObservInfo consiste em fazer oficinas de análise de mídia semestrais com estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e do departamento de Comunicação Social da Université du Québec à Trois-Rivière (UQTR-Canadá).

Na UnB, os estudantes que participaram do projeto em 2020 e 2021 estavam matriculados em três disciplinas específicas: Teorias do Jornalismo, Ética e Jornalismo e Legislação e Direito à Comunicação.

A ideia foi sensibilizar os futuros jornalistas quanto à qualidade da informação veiculada pela imprensa brasileira e canadense (cada universidade analisando o conteúdo produzido em seus respectivos territórios), às possibilidades interpretativas e de entendimento do público, bem como despertar o senso crítico dos estudantes para a cobertura.

A primeira etapa desta atividade consistiu na realização de uma aula expositiva, dada por membros do projeto, cujo objetivo foi introduzir os estudantes no universo da Alfabetização Midiática e da Educação para a Mídia.

Em seguida, as turmas foram divididas em grupos e entregue a eles uma ficha de análise contendo dez itens sobre matérias pré-selecionadas de diversos jornais de grande circulação no Brasil.

Dentre os pontos observados, os estudantes precisavam identificar o veículo de mídia, a natureza (público, privado, estatal), público-alvo, alcance e modelos de financiamento. Também observavam a construção do conteúdo, levando em consideração o lide, a narrativa, o título, o enquadramento do tema, as fontes, entre outros. Aspectos deontológicos também foram levantados. Por fim, eles escreveram suas percepções.

Troca de experiências entre os alunos brasileiros e do Canadá foram realizadas ao final do processo, em conferência online.

Já foram realizadas três oficinas desde o início do ObservInfo. A primeira aconteceu em outubro de 2020, a segunda, em maio de 2021 e a terceira foi em outubro de 2021. Os portais G1, Metrópoles, Correio Braziliense, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, O antagonista, O Estado de Minas e Veja já foram analisados.

Até o momento, vale ressaltar, as matérias selecionadas giraram em torno de temas da cobertura jornalística da pandemia do coronavírus.