No último episódio da primeira temporada dos Diálogos ObservInfo, reunimos a equipe do Observatório para dez passos práticos de combate à desinformação

A primeira temporada do Diálogos ObservInfo chegou ao fim! Do primeiro ao sexto episódio, publicados entre novembro de 2021 e maio de 2022, conhecemos pesquisadores na área de Alfabetização Midiática, Ética Jornalística, Jornalismo e tecnologia, desinformação em áreas periféricas.

Ainda conversamos com jornalistas Chico Marés e Raphael Kapa da Agência de Checagem Lupa e com o cientista político e colunista da UOL, Leonardo Sakamoto. Todos os vídeos promovem reflexões e trazem especificidades no combate a desinformação, apresenta frentes de trabalho no âmbito da Educação para Mídia, aponta caminhos de pesquisas e o mais importante: discutem como usuários da internet e não jornalistas podem ser agentes de combate.

Todas as entrevistas estão disponíveis em nosso canal. No último episódio, convidamos os membros do próprio Observatório Internacional Estudantil da Informação para dar dez dicas especiais. São elas:

1 - Como identificar uma fake news? Por Fábio Pereira;

2 - Estude: Desinformação não é só fake News! Por Raphael Sandes;

3 - Saiba diferenciar o jornalismo profissional pela ética jornalística. Por Rafiza Varão;

4 - Nem tudo que se diz é liberdade de expressão. Por Rafiza Varão;

5 - Conheça os bastidores da notícia: apuração, fontes, vieses editoriais; Por Fábio Pereira;

6 - Duvide: Como ter uma postura crítica? Por Cristine Marquetto;

7 - Vá além das redes sociais! Por Mariana Fagundes;

8 - Cada um conta de um jeito: Pluralidade de veículos e o enquadramento. Por Maria Eduarda Cidrão;

9 - Não deixe suas emoções e afetos interferirem nas suas escolhas de leitura. Por Nathália Coelho;

10 - Mantenha-se aprendendo: procure cursos de educação para mídia e alfabetização midiática. Por Cristine Marquetto.

Assista ao vídeo!

ObserInfo é a sigla de Observatório Internacional Estudantil da Informação. Somos um projeto de extensão e grupo de pesquisa criado por professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – a FAC/UnB.

Aproveite também para navegar também em nossos conteúdos do Observatório Estudantil Internacional da Informação (ObservInfo) em outras plataformas:

Site de conteúdos diversos