A palestra será gratuito e online, pelo Canal do Youtube da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB)

Na próxima terça-feira, dia 23, às 14h, o professor Fábio Pereira – membro do ObservInfo - fará a mediação de mesa-redonda sobre sociologia dos públicos do jornalismo, no Ciclo de Palestras Interlinhas, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação - PPGCOM /UnB.

Ao lado de Pereira estarão Olivier Tredan, da Universidade de Rennes 1 (França) e Victor Wiard, pesquisador da Universidade Livre de Bruxelas (ULB – Bélgica). Tredan fará sua apresentação em francês, mas haverá tradução simultânea. Já a participação de Wiard será em inglês.

A coordenação do evento é das prof. Dras. Fabíola Orlando Calazans Machado e Nélia Del Bianco.

Sobre os convidados:

Olivier Tredan (Université de Rennes 1): Docente em Ciências da Informação e Comunicação, responsável pela Licença de Jornalismo Profissional no IUT de Lannion e investigador do laboratório ARENES - UMR 6051. É também membro do conselho científico do GIS Marsouin, um grupo de laboratórios de utilização da Internet. O fio condutor de seu trabalho é o interesse pelos processos, dinâmicas e desafios das práticas editoriais amadoras online e, mais amplamente, a construção da web francesa. Atualmente se interessa por questões relacionadas à abertura de dados públicos (Open Data) e sua utilização no espaço jornalístico (Datajournalism).

Victor Wiard (ULB/UNiversité Saint Louis): Pesquisador do Centro de Pesquisa em Publicidade na Comunicação Contemporânea da Universidade Livre de Bruxelas. Como pesquisador em estudos de mídia e jornalismo, estuda com novas formas de expressão midiatizada e mídia digital. Desenvolve experiência na recepção e uso de notícias online e nas mídias sociais. Nesse sentido, atualmente trabalha no EDMO-BELUX é o centro belga e luxemburguês de pesquisa sobre mídia digital e desinformação.

Fábio Pereira (UnB): Doutor em Comunicação pela UnB com estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche) na Université de Rennes 1 (França). Em 2016, realizou estágio de pós-doutoramento na Université Libre de Bruxelles (ULB, Bélgica). Além disso, é autor dos livros: "Jornalistas-intelectuais no Brasil" (Summus 2011) e “As diferentes maneiras de ser jornalista” (Ed. UnB, 2020) e co-editor do periódico internacional Sur Le Journalisme - About Journalism - Sobre Jornalismo. Da linha Poder e Processos Comunicacionais, o professor integra o programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação da UnB.

A transmissão será pelo link acima!