Na última terça-feira (12), o líder do Grupo de Pesquisa/Extensão Observatório Internacional Estudantil da Informação – ObservInfo, Fábio Pereira, esteve na Reitoria da Universidade de Brasília para receber o prêmio Anual de Direitos Humanos “Anísio Teixeira” 2023 pelo Projeto ObservInfo nas Escolas, pela relevância e promoção à Democracia e participação.

Imagem_do_WhatsApp_de_2023-12-11_às_19.12.13_d323be2c.jpg

Fábio Pereira recebendo o Diploma

ObservInfo nas Escolas é uma das frentes de trabalho do grupo, com a realização de Oficinas de Mídia nas escolas públicas do Distrito Federal. Entre 2021 e 2022, professores envolvidos no projeto estiveram no Centro de Ensino Fundamental 05 de Brasília (CEF05) para aplicar as oficinas com estudantes de 9º ano, nos horários de Língua Portuguesa da prof. Mariana Wagner, parceira do projeto.

As oficinas foram divididas em quatro módulos. Conceitos iniciais do jornalismo, tais como fato, notícia, informação, opinião, mídia, imprensa foram trabalhados com os estudantes. Também Ética Jornalística, importância do consumo crítico de conteúdos, e combate e tipologias de desinformação também estavam no foco.

Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com profissionais que estão no mercado, atuando na Imprensa. O uso do jogo "Vamos aos fatos", criado por egressos e estudantes da Faculdade de Comunicação da UnB - baseado no jogo Detetive da Estrela -, também proporcionou aos estudantes um momento lúdico de aprendizagem sobre desordem informacional, com a supervisão e orientação da jornalista e criadora do jogo, Marina Dalton.

O projeto ObservInfo e, por consequência, ObservInfo nas Escolas, foi financiado pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 da UnB (Copei), criado pelo Ato da Reitoria n. 1068/2020. O projeto, idealizado por docentes da FAC/UnB tem com o objetivo reunir esforços no combate à desinformação científica. Entre as frentes de trabalho, estavam as ações em torno de Educação Midiática.

Para 2024, o grupo está preparando a escritura de um Manual de Alfabetização Midiática e Informacional, a partir das experiências com os estudantes e as oficinas.